A natação é uma atividade física que consiste em movimentos combinados de braços e pernas. É uma técnica antiga, há registros de 2500 a.C sobre o nado no Egito.
É considerada um dos exercícios mais completos atualmente, pois mexe com toda a musculatura do corpo. Sua prática ultrapassa uma simples prática desportiva que mantém a saúde, é indicada também com objetivos terapêuticos, como tratamento de problemas respiratórios e recuperação de atrofias.
A natação proporciona vários benefícios, como: diminuição do estresse, melhora a qualidade do sono, a resistência muscular, diminui o colesterol, a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea, enrijece os músculos, define a silhueta. Melhora a respiração e a coordenação motora. Além de todos esses benefícios, a natação também proporciona bem-estar, relaxando a mente e ativando o cérebro.
O gasto calórico da natação é de
aproximadamente 600 calorias por hora.
Longevidade para a Maior Idade |
Os estilos de natação dividem-se em quatro:
crawl, costas, peito e borboleta.
* No crawl, o peito fica submerso, as pernas batem de forma alternada e um braço é estendido enquanto o outro dá impulso dentro da água.
* No nado de costas, a barriga fica para cima, a força do batimento de perna é de baixo para cima.
* O nado de peito é semelhante ao de uma rã, os braços são contraídos dentro da água, próximos das laterais do corpo. As pernas, com os joelhos voltados para fora, são encolhidas e depois estendidas.
* No nado borboleta, os braços são elevados simultaneamente para fora da água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário