quinta-feira, 29 de março de 2012

Saiba sobre o Futsal - O Futebol de Salão

O futsal é o popular futebol de salão, e como tantos outros desportos a sua invenção ou surgimento ainda são desconhecidos. Dizem que o Futsal começou a ser jogado no Brasil em 1940 e os primeiros jogadores eram da Associação Cristã de Moços que ficava na cidade de São Paulo. Na verdade eles começaram a jogar futsal porque nunca achavam um campo descoberto para jogar então recorriam as quadras cobertas para poder se divertir.
No começo do futsal jogavam 5 ou 6 jogadores em cada equipe, mas logo se definiram apenas 5 jogadores para cada lado, assim o jogo corria melhor. As primeiras bolas do futsal eram de cortiça, mas tinham um problema, pulavam muito e freqüentemente saíam da quadra. A solução encontrada foi diminuir o tamanho da bola e aumentar o seu peso. E daí surgiu o outro nome do futsal, o Esporte da Bola Pesada.

O primeiro nome do futsal brasileiro foi Habib Maphuz. Ele foi o primeiro a divulgar e a incentivar o esporte no país. O futsal foi amplamente difundido e até nos dias atuais é muito praticado, tanto pelos meninos quanto pelas meninas. Os campeonatos regionais e nacionais têm grande destaque.

Futsal - Brasil x Portugal
Habib Maphuz foi o primeiro a definir regras claras para o futsal. Dentro da ACM Paulista ele foi o principal incentivador do futsal e da criação as normas e regras especificas para que o esporte fosse profissionalizado. Aliás, ele mesmo que criou a 1ª Liga de Futebol de Salão intitulada de a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços. Mais tarde, foi presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão e idealizador do 1º Livro de Regras de Futebol de Salão que saiu em 1956.

O principal nome do futsal brasileiro e até mesmo mundial atualmente é Falcão. Campeão inúmeras vezes pela seleção brasileira, e é dono de dribles desconcertantes e de uma técnica única de se jogar o futsal.
Em função da idade o futebol de salão ou futsal costuma ser dividido nas seguintes categorias:

Crianças no Futsal
- Sub-9 de 5 a 9 anos. – Sub-11 de 10 a 11 anos. – Sub-13 de 12 a 13 anos. – Sub-15 de 14 a 15 anos. – Sub-17 de 16 a 17 anos. – Sub-20 de 18 a 20 anos. – Principal de 20 anos em diante. – Masters de 33 a 50 anos. – Veteranos acima de 50 anos.
As posições dos jogadores no futsal são parecidas com a do futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:

- Fixo – defensor, semelhante ao zagueiro – Ala (esquerdo e direito) – Conduzem o jogo na lateral da quadra – Pivô – movimenta-se no ataque – Goleiro – defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar.

Fonte: http://www.blogdacrianca.com/tudo-sobre-o-futsal/#ixzz1qZ3cTp8e

Nenhum comentário:

Postar um comentário